Clube Foto sedia Festa Cigana


Santa Sara de Kalli a padoeira dos ciganos


A festa de Santa Sara é realizada por ciganos e devotos ao redor do mundo nos dias 24 e 25 de maio. Volta Redonda não podia ficar de fora dessa linda comemoração.

Nesta sexta-feira, dia 25 o Clube Foto Filatélico de Volta Redonda vai entrar no clima cigano. A ONG Arte em Todo Lugar, em parceria com a diretoria do Clube, está organizando uma festa para os devotos de Santa Sara, a Santa padroeira dos ciganos. Na programação, muita dança, rituais de agradecimento e de pedidos, além de comidas típicas, começando às 19h30.
A festa em homenagem à Santa Sara já é tradicional para a ONG, há alguns anos ela é realizada para aqueles que seguem a cultura cigana, aos devotos de Santa Sara e seus amigos. Este ano a festa será aberta para a comunidade. “Agradecemos à Kika e sua equipe pela oportunidade de levarmos nossa alegria para um grupo maior”, diz a coordenadora da festa e da ONG, Regina de Fátima. Regina pede que os participantes compareçam vestidos a caráter para as danças e rituais ficarem ainda mais bonitos.
A oração de Santa Sara será dramatizada pelo pessoal da ONG, que depois convidarão todos os participantes para uma dança da fogueira. “Será uma noite inesquecível. Noite de lua nova, ao som de músicas ciganas com mulheres e homens com suas roupas coloridas”, adianta Regina. A festa contará ainda com uma apresentação da história dos ciganos e de sua Santa, além de outras surpresas que farão os presentes se encantarem com a cultura desse povo.
Além de padroeira dos ciganos, Santa Sara é a protetora da maternidade e muito procurada por mulheres que não conseguem engravidar. É a santa dos desesperados, dos ofendidos e dos desamparados. Sua imagem é de uma Santa negra, coberta por véus. Os convites serão vendidos na hora e custam R$ 10,00. As comidas típicas já estão incluídas no valor.

Serviço: Clube Foto Filatélico Numismático de Volta Redonda
Rua 19, nº 21 – Bela Vista – Volta Redonda
Telefone: (24) 3342-6450

Comentários