11ª Primavera dos Museus acontece em Volta Redonda





A partir de terça-feira, 19, até 22 de setembro, Volta Redonda vai se integrar a uma rede nacional de mais de 900 museus que em todo Brasil irão oferecer mais de 2,5 mil atividades especiais para o público. É a 11ª edição da Primavera dos Museus, evento promovido pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus). 

Na Cidade do Aço, as atrações serão no MMTB (Museu da Memória do Trabalhismo Brasileiro), na Vila Santa Cecília. A abertura está marcada para as 18h e a programação promete movimentar Volta Redonda com uma jornada criativa de cultura e entretenimento.



Programação:

  • Lançamento do I Catálogo Audiovisual de Trabalhadores da Cidade do Aço
A presidente do Museu, Angela do Bem, vai anunciar o lançamento do I Catálogo Audiovisual de Trabalhadores da Cidade do Aço.Trata-se de uma campanha para montagem de acervo digital, que recebe vídeos de trabalhadores informando quais são suas funções e seus desafios no trabalho que exerce. 

Durante toda a primavera, o MMTB vai receber os vídeos de trabalhadores de Volta Redonda e esses serão parte do acervo permanente do Museu. Relatos de pessoas que vieram para Volta Redonda, por um sonho de trabalho e emprego, gente que atua em novos desafios tecnológicos, sociais e políticos, registro e memória de pessoas e seus afazeres. 

  • 1ª Gincana Fotográfica de Volta Redonda 
 A Gincana Fotográfica recebe inscrições até o momento da “largada”, na noite de abertura, e para participar basta se inscrever na fanpage do Museu. Os inscritos serão desafiados a produzirem três fotos por dia dentro de temas que envolvem a cidade, seus personagens, lugares, ambientes e cores de Volta Redonda.

Até o dia 22 de setembro, os concorrentes terão que postar nove fotos por dia com temas variadosTodas as fotos serão julgadas e as mais pontuadas serão premiadas com uma cesta cultural que inclui ingressos de cinema, corridas de Kart, cortesia em Hotel Fazenda, jantar, entre outros. 

As inscrições são gratuitas e abertas a todas as pessoas interessadas em fotografar com celular ou máquina fotográfica, de acordo com as provocações temáticas da gincana.
  
  •  Intervenção Artística  
Durante as apresentações musicais vai acontecer uma inédita intervenção artística de arte híbrida e com diversas provocações. O grafiteiro Rick Fire vai mostrar o seu trabalho simultâneo à projeção de poemas e filmes clássicos do cinema, tais como “Metrópolis”, de Fritz Lang; “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, de Glauber Rocha; “Tempos modernos”, de Chaplin; e mais de 25 filmes, inclusive documentários sobre a CSN e a Cidade do Aço.

  •  Artes plásticas -  A organização convidou os artistas Antonio Geraldo, Flávio Dutra e Hugo Kruger para mostrarem seus talentos.

  • Orquestra Semeando Música - Com o maestro Gilberto da Silveira e a ONG Arte em Todo Lugar, que trabalha com pessoas com deficiência, também se apresenta nesse palco, juntamente com os poetas Nides Freitas, Sérgio Garloppa e Ed Zambroni.

  • Clayton Pereira e Nina Ribeiro -  Os músicos também são convidados para apresentarem seus novos trabalhos.

  • .Banda Navegantes - Vem se destacando na cena reggae do Sul do Estado.

  • DJ Mameluco - Com sua sonoridade digital.

  • Meninos do Batuque -  Musicando a performance teatral de Stael de Oliveira, denominada “A chaminé”.

O evento marca a resistência do Espaço Cultural diante da investida jurídica da Companhia Siderúrgica Nacional em retomar a propriedade do espaço físico. 

De acordo com Kika Monnteiro, jornalista e bacharel em Direito, que por dez anos presidiu o Clube Foto Filatélico de Volta Redonda, sendo uma das fundadoras do Museu da Memória do Trabalhismo Brasileiro, é preciso resistir e envolver toda a sociedade na defesa da história da cidade. 

- A sociedade há de manifestar sua indignação perante essa estratégia desastrosa da CSN que vem há anos investindo contra o patrimônio de nossa cidade, com sua mira capitalista voraz voltada para nosso patrimônio cultural e histórico - declarou. 


11ª Primavera dos Museus VR

Comentários

  1. Bom dia Senhores(as) da Diretoria e membros -  “ Clube Foto Filatélico e Numismático de Volta Redonda ”


    Formamos um grupo de presidentes de diversos foto clubes do Brasil, de todas as regiões para reivindicarmos a mudança para o formato digital para a Bienal deste ano, muito em função da pandemia.

    Porém, devido a nossa proximidade resolvemos juntar esforços para concorrer e propor mudanças significativas para a CONFOTO.

    Estamos formando uma chapa para concorrer a eleição da Diretoria da Confoto no dia 29/08, gostaríamos de pedir o apoio dos amigos(as) do  Clube Foto Filatélico e Numismático de Volta Redonda . 
     .

    Segue o link com a nossa chapa e as propostas: https://dialogoacaoemodern.wixsite.com/chapaconfoto

    Se necessário, enviaremos áudio, participaremos de reunião, estamos a disposição para abrir o diálogo e ouvi-los.

    Não só o voto, mas o apoio de vocês seria fundamental nessa jornada.

    Saudações

    Paulo Guerra
    Chapa 2 - CONFOTO 
    AJAC - Jaú_SP
    14 99712 7256

    ResponderExcluir

Postar um comentário