sexta-feira, 11 de maio de 2012

Museu da Memória do Trabalhismo Brasileiro é inaugurado em VR


Oficial: Evento também serviu para comemorar os 58 
anos do Clube Foto Filatélico Numismático
Foto de Gabriel Borges


Um sonho que se tornou realidade. Na noite de terça-feira, dia 8, foi inaugurado pelo Clube Foto Filatélico Numismático o Museu da Memória do Trabalhismo Brasileiro. O evento serviu também para comemorar os 58 anos do clube, que promove a cultura na Cidade do Aço por meio de projetos, e ainda o novo jardim, que conta com iluminação realçando o local, que já é Ponto de Cultura e Cine Clube.

O museu é reconhecido e cadastrado pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) e pela Superintendência de Museus da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro.
De acordo com a representante da Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro e coordenadora do Sistema Estadual de Museus, Luciene Figueiredo, Volta Redonda é uma cidade que conta com importantes espaços culturais e o projeto do Clube Foto, que já tem um acervo, é muito importante para manter viva a memória da cidade.

- O museu é um instrumento poderoso e uma forma fundamental de valorizar o passado da cidade. O acervo do local já é muito interessante e agora a intenção é a de que as pessoas queiram completar as lacunas e doem materiais - afirmou.

O evento, que contou com a participação de autoridades da cidade, fundadores do Clube Foto, representantes políticos e a presidente do clube, Kika Monnteiro, contou com apresentações do Coral e da Banda Municipal de Volta Redonda.

Foram lançados ainda o selo personalizado do museu; o concurso de fotografia; a exposição de câmera Daguerreotipo adaptada; uma exposição de fotos do acervo do museu; a exposição fotográfica "Prefeito Nelson Gonçalves - O mestre das grandes obras"; exposição de fotos dos alunos do Ponto de Cultura "A fotografia como inclusão social" e a galeria dos ex-presidentes.

- Tenho muito orgulho em ver a história da minha cidade guardada em um museu. Meu pai foi um dos fundadores do local e é um ganho sem igual para Volta Redonda poder contar com um local como esse - disse o morador de Volta Redonda Marcelo Pires.
O museu fica na Rua 19, número 21, bairro Bela Vista.

Matéria originalmente publicada no Diário do Vale

Um comentário:

  1. Foi realmente muito importante inaugurar este importante espaço de memória da nossa cidade, e tão importante foi homenagear antigos fundadores, sócios, e amigos do Clube Foto Filatélico, além de historiadores... A emoção deles foi inesquecivel!!

    ResponderExcluir