Museu da Memória do Trabalhismo Brasileiro é inaugurado em VR


Oficial: Evento também serviu para comemorar os 58 
anos do Clube Foto Filatélico Numismático
Foto de Gabriel Borges


Um sonho que se tornou realidade. Na noite de terça-feira, dia 8, foi inaugurado pelo Clube Foto Filatélico Numismático o Museu da Memória do Trabalhismo Brasileiro. O evento serviu também para comemorar os 58 anos do clube, que promove a cultura na Cidade do Aço por meio de projetos, e ainda o novo jardim, que conta com iluminação realçando o local, que já é Ponto de Cultura e Cine Clube.

O museu é reconhecido e cadastrado pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) e pela Superintendência de Museus da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro.
De acordo com a representante da Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro e coordenadora do Sistema Estadual de Museus, Luciene Figueiredo, Volta Redonda é uma cidade que conta com importantes espaços culturais e o projeto do Clube Foto, que já tem um acervo, é muito importante para manter viva a memória da cidade.

- O museu é um instrumento poderoso e uma forma fundamental de valorizar o passado da cidade. O acervo do local já é muito interessante e agora a intenção é a de que as pessoas queiram completar as lacunas e doem materiais - afirmou.

O evento, que contou com a participação de autoridades da cidade, fundadores do Clube Foto, representantes políticos e a presidente do clube, Kika Monnteiro, contou com apresentações do Coral e da Banda Municipal de Volta Redonda.

Foram lançados ainda o selo personalizado do museu; o concurso de fotografia; a exposição de câmera Daguerreotipo adaptada; uma exposição de fotos do acervo do museu; a exposição fotográfica "Prefeito Nelson Gonçalves - O mestre das grandes obras"; exposição de fotos dos alunos do Ponto de Cultura "A fotografia como inclusão social" e a galeria dos ex-presidentes.

- Tenho muito orgulho em ver a história da minha cidade guardada em um museu. Meu pai foi um dos fundadores do local e é um ganho sem igual para Volta Redonda poder contar com um local como esse - disse o morador de Volta Redonda Marcelo Pires.
O museu fica na Rua 19, número 21, bairro Bela Vista.

Matéria originalmente publicada no Diário do Vale

Comentários

  1. Foi realmente muito importante inaugurar este importante espaço de memória da nossa cidade, e tão importante foi homenagear antigos fundadores, sócios, e amigos do Clube Foto Filatélico, além de historiadores... A emoção deles foi inesquecivel!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário